
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Energias Renováveis
Diante das bruscas mudanças no clima em todo o mundo, após o homem ter devastado grande parte da natureza pelo planeta, alguns cientistas vêm exercendo experiências buscando aproveitar as energias do Sol, do vento, dos cursos de água, das mares, são as chamadas energias renováveis.
A energia renovável se dá quando não é possível estabelecer um fim temporal para sua utilização. Elas são virtualmente inesgotáveis, mas são limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair em cada momento, ou seja, é a energia que é extraída de fontes naturais capazes de regeneração, sendo assim inesgotáveis.
Mas nem sempre foi assim, no inicio da modernização, o homem fez descobertas que facilitaram muitíssimo a vida no planeta, como a energia hidrelétrica e o petróleo que até nos dias de hoje são muito cotados e ainda tem lugar de destaque.
Antes a energia utilizada era retirada do carvão, próximo ao século XIX, a energia hidrelétrica e o petróleo passaram a complementá-lo. Não demorou muito para o petróleo transformar-se na principal fonte de energia utilizada no mundo, e isso vem até nos dias atuais. Nesta época, é que surgiram os motores de combustão interna a gasolina e outros derivados do petróleo e a invenção da lâmpada elétrica. O petróleo tornou-se imprescindível à economia mundial, mas também se tornou fator gerador de conflitos em todo o mundo e principal agente de poluição da atmosfera.
Contudo, mesmo após nos beneficiarmos tanto com o petróleo e seus atributos, vimos a necessidade de procurarmos algo que agrida menos a atmosfera e já se fala da possibilidade que pode ser criada pela utilização do hidrogênio, uma energia limpa que pode ser retirada da água, mas os cientistas ainda terão muito trabalho até que esta experiência possa ser uma fonte comerciável viável. O hidrogênio teria a capacidade de substituir os derivados do petróleo para veículos automotivos. As indústrias automotivas já possuem protótipos de automóveis utilizando o hidrogênio como combustível.
As fontes de energia renováveis já citadas, ainda são pouco utilizadas devido aos custos de instalação, à inexistência de tecnologias e redes de distribuição experimentadas e, em geral, ao desconhecimento e falta de sensibilização para o assunto por parte dos consumidores e dos municípios.