
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Ilhas de Calor
Atualmente temos lido e ouvido muito sobre as mudanças climáticas que tem ocorrido no Brasil e no mundo. Mas nem sempre damos importância para as conseqüências desses fenômenos, talvez por essas informações nem sempre serem precisas.
O aquecimento global é um fenômeno que já tem sido detectado por todo o mundo, mas que é mais intenso nas regiões das grandes cidades devido aos efeitos da urbanização.
Nestes locais surgem as chamadas “Ilhas de Calor”, que ocorrem principalmente devido à grande capacidade de absorção de calor das estruturas presentes nas zonas urbanas, como asfalto, concreto, telhas de barro e amianto, dentre outros.
O nome ilha de calor se dá pelo fato de uma cidade apresentar em seu centro uma taxa de calor muito alta, enquanto em suas extremidades à taxa de calor é normal, como pode ser visto no gráfico abaixo:
Porem, soluções para este problema estão sendo pesquisadas como, por exemplo, pintar o telhado de branco com o intuito de aumentar a reflexão dos raios solares. A redução é evidente: pesquisadores da Lawrence Berkeley Laboratory, na Califórnia, Estados Unidos, monitoraram dez prédios e registraram a diminuição do consumo de energia – entre 20% e 70% – nos edifícios com telhado branco.
Art Rosenfeld, membro da comissão Estadual de Energia, garante que, se esta medida fosse adotada em todas as construções do mundo, a redução da emissão de carbono seria equivalente às emissões de todo o planeta durante um ano. “Seria como desligar o planeta por um ano” afirma.
Esta idéia já é tema do o projeto de Lei 615/2009 em São Paulo, que prevê a implantação dos “Tetos Frios” como medida para redução dos efeitos do aquecimento global.
Enfim, todos somos responsáveis e podemos colaborar para evitarmos a formação não só das ilhas de calor, mas de todos os efeitos da urbanização. Devemos ajudar na manutenção das áreas verdes, na diminuição de poluentes, na economia da energia elétrica e da água, para uma qualidade de vida melhor para as gerações presentes e futuras.
POR RAFAEL WALLACE