
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Mudanças Climáticas
As mudanças climáticas são provocadas por fenômenos naturais ou por ações dos seres humanos. Neste último caso, as mudanças climáticas têm sido provocadas a partir da Revolução Industrial (século XVIII), momento em que aumentou significativamente a poluição do ar.
Nesse sentido, as mudanças climáticas têm sido alvo de diversas discussões e pesquisas científicas. Os climatologistas verificaram que, nas últimas décadas, ocorreu um significativo aumento da temperatura mundial, fenômeno conhecido como aquecimento global. Este fenômeno, gerado pelo aumento da poluição do ar, tem provocado o derretimento de gelo das calotas polares e o aumento no nível de água dos oceanos. O processo de desertificação também tem aumentado nas últimas décadas em função das mudanças climáticas.
Por isso, as mudanças climáticas se tornam parte da realidade de muitos países e empresas. O entendimento das causas, conseqüências sobre os ambientes e economias, medidas e políticas de prevenção, adaptação e redução dos riscos de tais mudanças, se fazem necessário para que trabalhadores da iniciativa privada, funcionários privados, funcionários públicos, empresários e demais cidadãos estejam preparados para os desafios que tais mudanças representarão sobre as economias e o meio ambiente e possam reagir de forma a minimizar seus impactos negativos. Disciplinas como as de economia e do meio-ambiente tem abordado o tema, porém, apresentam apenas uma exposição superficial sobre mudanças climáticas, uma vez que o tema e extenso e complexo e requer a compreensão dos aspectos científicos.
Essa divulgação no blog foi elaborada de forma a expor as pessoas não apenas à teoria, mas também aos aspectos práticos do problema, seja pela discussão de textos ou pelo desenvolvimento de projetos que estimulam o debate sobre as incertezas das causas e conseqüências das mudanças climáticas e os riscos associados a tais incertezas, bem como a visão crítica sobre os debates políticos a respeito da busca de soluções para o problema. Logo, a questão inspira-se nos debates no meio estudantil em trabalhos de grupos de pesquisa que se vale de ferramentas e modelos de acesso integrado no estudo das causas e conseqüências das mudanças climáticas globais. Dessa forma, a disciplinas tradicionais de economia do meio-ambiente, de ciências políticas e das ciências naturais dos fenômenos climáticos e ambientais, direcionando os pontos principais dessas disciplinas para o tema específico das mudanças climáticas em metodologia de ensino. Assim, alcançando um senso comum entre todos envolvidos no fato cujo somos os mais prejudicados e conseqüentemente cria-se uma perspectiva de qualidade de vida no meio ambiente, isto é, uma consciência ao socorro ambiental.
POR EMERSON FREITAS