MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mudanças Climáticas

05/10/2011 18:52

 

Quando ocorrem alterações no clima geral do planeta terra, essas alterações são denominadas mudanças climáticas. Verificamos essas alterações através de registros científicos, apurados durante o passar dos anos, nos valores médios ou desvios da média.

 

Os fatores que geram essas mudanças climáticas no planeta são produzidos em diferentes escalas de tempo em um ou vários fatores meteorológicos como, por exemplo: temperaturas máximas e mínimas, índices pluviométricos (chuvas), temperaturas dos oceanos, nebulosidade, umidade relativa do ar, etc.Essas mudanças são provocadas por fenômenos naturais ou por ações dos seres humanos. A partir da Revolução Industrial (século XVIII), as mudanças climáticas têm sido provocadas por causa do aumento significativoda poluição do ar.

 

Na atualidade, as mudanças climáticas têm sido discutidas e pesquisadas cientificamente. Nas últimas décadas, de acordo com os climatologistas, está ocorrendo um aumento significativo na temperatura mundial, fenômeno denominado como aquecimento global. Gerado pelo aumento da poluição do ar,este fenômeno tem provocado o derretimento de gelo das calotas polares,aumentando o nível de água dos oceanos. Outro fenômeno é a desertificação,que aumentou nas últimas décadas.

 

O aumento dos gases estufa e sua influência no aquecimento global têm colocado em confronto forças sociais. Defensores das causas antropogênicas como principais responsáveis pelo aquecimento acelerado do planeta.Do outro lado estão os "céticos", que afirmam que o aquecimento acelerado está muito mais relacionado com causas intrínsecas da dinâmica da terra. As consequências são drásticas, com o aumento da temperatura global ocorrem mudanças no ecossistema; espécies podem ser forçadas a sair dos seus habitats com a possibilidade de extinção, devido a mudanças nas condições e outras podem espalhar-se, invadindo outros ecossistemas.

 

As principais consequências de um aumento do efeito estufa têm ocasionado um aumento do nível do mar, fenômeno gerado pelo aumento da poluição do ar, que provoca o derretimento de gelo das calotas polares e o aumentando o nível de água dos oceanos, consequências do aquecimento global, que podem influenciar as atividades humanas e os ecossistemas.

 

A mudança global do clima, com aumento de temperatura média global, deverá ter sérias implicações sobre o clima nos países mais atingidos. Podendo gerar consequências na produção agrícola e levando ao aumento da fome. Em regiões onde atualmente o clima é ameno, poderá ocorrer oaumento de tempestades, inundaçõesem algumas regiões.O aumento da evaporação nos oceanos favorecida pelo aquecimento da superfície, fazendo que haja na atmosfera mais vapor de água, condicionando o aumento do efeito estufa, reforçando o aquecimento da superfície, podendo esperar um aquecimento médio de 4 a 6 °C na superfície, mais umidade no ar.

 

Há diversas maneiras de reduzir as emissões de gás carbônico. São elas: diminuir o desmatamento, incentivar o uso de energias renováveis – como a energia dos ventos e do Sol, reciclar o lixo, melhorar o transporte público e estimular o uso de combustíveis limpos, como o álcool e o biodiesel. Mas combater as mudanças climáticas não significa apenas reduzir as emissões de gás carbônico, é preciso também encontrar maneiras de retirar o excesso desse gás da atmosfera.

 

Aqui estão apenas algumas medidas que podem ajudar na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas. Portanto, uma série de fatores precisa ser levado em consideração para serem colocadas em prática. As nações, levando em consideração sua situação econômica, localização e outros fatores relevantes, precisam decidir quais as metas mais eficazes e viáveis para combater e se prevenir contra os impactos das mudanças climáticas. O mais importante é que esse processo de adaptação seja colocado em prática.

 

 

 

POR LAÍS SENA

Pesquisar no site